Gengivoplastia e periodontia

O que faz o periodontista?

O periodontista é o dentista especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas que atingem a gengiva, um tecido vascularizado que dá sustentação aos dentes e abriga suas raízes, sendo muito importante para uma boa saúde bucal.

Mesmo que as pessoas deem atenção aos dentes, a gengiva também tem uma função vital na saúde bucal e qualquer problema nessa região, pode gerar consequências graves, inclusive, para o restante da arcada dentária, ou até mesmo, para órgãos internos, como o coração, em quadros mais severos.

Na Base Odontologia, contamos com periodontistas experientes e um plano de tratamento personalizado para a prevenção de doenças periodontais, tudo feito para auxiliar na preservação do sorriso dos nossos pacientes.

Quando devo procurar um periodontista?

Doenças gengivais apresentam sintomas similares nos seus primeiros estágios e, ao menor desses sinais, é fundamental procurar um periodontista para avaliação e tratamento deste problema.

periodontistaPessoas que têm uma doença periodontal, como a gengivite ou periodontite, sofrem com sangramentos na região da gengiva ao menor contato, seja da escova ou do fio dental.

Conforme o problema avança, inchaços e até uma hipersensibilidade pode ser sentida, já que há a perda do tecido da gengiva, expondo as raízes dentárias e predispondo a pessoa à perda dos dentes.

O que provoca doenças gengivais?

As causas das doenças gengivais estão relacionadas com a falta de higiene bucal, tendo em vista que o acúmulo de placa bacteriana nos dentes atinge a gengiva e desencadeia  os processos inflamatórios ou infecciosos.

O tabagismo também é um agravante para este problema, já que a nicotina deixa a mucosa oral e o corpo, mais vulneráveis a desenvolver problemas que podem atrapalhar o bem-estar.

O que o periodontista pode tratar?

Existem condições específicas tratadas pelo periodontista, sendo elas:

Bridectomia

A bridectomia é um procedimento para a remoção da brida, um tecido fibroso que pode se desenvolver na região labial ou lingual. Quando há a presença desse tecido, principalmente na língua, a pessoa pode apresentar dificuldades para falar, na dicção e para comer.

Frenectomia

A frenectomia consiste na remoção do frio labial ou lingual quando este crescer de maneira desordenada, a ponto de atrapalhar no desenvolvimento adequado da fala, provocando a ‘língua presa’ em alguns casos.

Gengivite

periodontistaA gengivite é caracterizada pelo sangramento gengival ao menor toque, seja com a escova, fio dental ou ao morder uma maçã, por exemplo. Essa inflamação, além do sangramento, também provoca inchaço, causado, principalmente, pelo acúmulo da placa bacteriana ao redor ou entre os dentes.

Devido à presença da placa bacteriana, há uma irritação do tecido gengival, que gera essa inflamação tão incômoda. O espaço entre os dentes também é uma região vulnerável à gengivite, já que essas áreas podem aumentar de tamanho e provocar uma condição mais grave.

Periodontite

Diferente da gengivite, a periodontite é uma infecção bacteriana da gengiva que atinge os tecidos, ligamentos e ossos que dão sustentação aos dentes, exigindo um tratamento mais delicado.

Conforme esse quadro avança, a pessoa pode sofrer, inclusive, com a perda dentária e também corre o risco de a infecção atingir a corrente sanguínea, afetando órgãos internos, como o coração.

periodontistaPor isso, qualquer sinal de inchaço ou sangramento gengival, não deve ser considerado normal e o acompanhamento do time da Base Odontologia, é fundamental para evitar o agravamento deste problema.

Retração gengival

A retração gengival é um problema caracterizado pela diminuição da porção da gengiva, expondo as raízes dentárias e alterando a estética dos dentes, deixando-os mais alongados.

Essa condição, além de afetar a estética, provoca muita sensibilidade, já que as raízes estão expostas. Em casos mais severos, podemos ter sangramento e dificuldade de higienização pela dor causada pela escovação, associadas à sensibilidade.

O periodontista atua nas retrações gengivais, diagnosticando a causa destas, e planejando cirurgias de enxertos gengivais, para o recobrimento e proteção das raízes expostas, procedimento conhecido como recobrimento radicular.

É possível prevenir doenças gengivais?

A prevenção contra doenças gengivais se dá através de consultas regulares no dentista para a realização de limpeza profissional (profilaxia e raspagem) a cada seis meses, além de bons hábitos de higiene bucal diários.

mulher escovando os dentesEscovar os dentes e, principalmente, utilizar o fio dental para complementar a limpeza, é essencial para evitar o acúmulo de tártaro entre os dentes, os principais causadores de infecções na gengiva.

Além dos bons hábitos higiênicos e preventivos, é fundamental procurar o acompanhamento de um periodontista para uma avaliação, caso a pessoa note quaisquer anormalidades na gengiva, como o sangramento e o inchaço.

Na Base Odontologia, contamos com uma terapia periodontal básica, que auxilia na prevenção de problemas gengivais, além de darmos orientações individualizadas para nossos pacientes.

Gengivoplastia

A gengivoplastia é uma técnica que atua na remodelação da gengiva, tornando-a esteticamente agradável e corrigindo a exposição dessa porção em pessoas que sofrem com o sorriso gengival.

Este procedimento, apesar de exigir uma abordagem cirúrgica, traz resultados estéticos satisfatórios, elevando a autoestima e preservando a sua saúde bucal.

Profilaxia

A profilaxia é uma limpeza profissional, que pode ser executada como uma forma de prevenção, mas também após tratamentos odontológicos. Durante esta técnica, rápida e indolor, todo o tártaro acumulado na região anterior dos dentes é removido com uma pequena broca e, para finalizar, flúor é espalhado por toda mucosa oral para reforçar a proteção contra bactérias nocivas à saúde bucal.

Pré-agende sua consulta conosco

Logo Base Odontologia

Rua Capitão Macedo, 143 Vila Clementino
São Paulo - SP

(11) 2985-2965 / (11) 95959-3508

atendimento@baseodontologia.com.br