O clareamento dental é um tratamento que atua na remoção da pigmentação amarelada dos dentes, com o objetivo de devolver a tonalidade natural dos dentes.
Apesar de ser um tratamento estético, é fundamental realizar um planejamento para recuperar o tom natural dos dentes, pois existem diversas técnicas e materiais.
Por ser um procedimento planejado, a pessoa já consegue notar os resultados nas primeiras consultas, mas é fundamental concluir todas as sessões de clareamento dental para que se tenha durabilidade do resultado obtido.
Existem uma série de fatores que provocam o escurecimento dos dentes, tais como:
Muitas vezes, esses hábitos são praticados em conjunto, acelerando a perda de tonalidade dos dentes, antes mesmo do envelhecimento natural da arcada dentária. Por isso, o clareamento é uma alternativa eficaz contra esse tipo de condição.
Existem três modalidades de clareamento dental, que se diferenciam pela rapidez com que os resultados acontecem.
Tudo irá depender das necessidades e expectativas do paciente quanto ao tratamento, por isso, sempre conversamos antes de iniciar qualquer procedimento, a fim de entender as particularidades da rotina de cada um para encaixarmos uma técnica que melhor irá se adequar.
Dentre os principais tipos de clareamento dental, estão:
O clareamento dental profissional é aquele feito no consultório, com sessões regulares predeterminadas pelo dentista. Neste procedimento, é aplicado um gel clareador sobre os dentes, removendo o tom amarelado e manchas.
Esta técnica leva a resultados mais rápidos, e proporciona resultados satisfatórios. Porém a concentração do gel utilizado é alta, levando, em parte dos pacientes a um quadro de hipersensibilidade, principalmente nas primeiras 24 horas após a consulta.
O clareamento dental supervisionado é feito em casa, por meio do uso de uma placa de silicone, e gel clareador em menor concentração. É indicado para paciente com sensibilidade dentária, e que não tem tanta urgência na obtenção do resultado final. São obtidos resultados satisfatórios e duradouros, e o uso diário da placa é de pouco mais de uma hora.
Apesar de ser tudo feito em casa, o clareamento caseiro é acompanhado pelo dentista, com orientações específicas para que tudo corra de forma segura e os resultados sejam notados ao final do período determinado de uso.
O clareamento misto consiste na combinação dos dois métodos mencionados anteriormente, com visitas ao consultório e a continuidade do tratamento em casa, sendo uma alternativa mais rápida às outras técnicas.
O clareamento dental, apesar de ser um tratamento que proporciona resultados satisfatórios, exige alguns cuidados após a conclusão das sessões. Por isso, é fundamental manter a higiene bucal em dia, a fim de preservar a tonalidade natural do sorriso e evitar que novos problemas se desenvolvam, como cáries ou doenças gengivais.
Ao contrário da crença popular, não existem restrições alimentares para quem faz o clareamento. É permitido beber e comer de tudo, desde que, quando ingerido algum alimento ou bebida com corante (molhos, vinhos, cafés e refrigerantes), a pessoa beba um copo de água em seguida, a fim de remover o excesso dos pigmentos dos dentes e saliva.
Visitar a Base Odontologia também é outra medida importante para preservar não só os resultados do clareamento, mas também a saúde bucal, tendo em vista que o acompanhamento periódico mantém a boca longe de problemas graves que podem atrapalhar a qualidade de vida.