Qual a diferença entre prótese e implante dentário?

Qual a diferença entre prótese e implante dentário?

Qual a diferença entre prótese e implante dentário?

Essa é uma confusão muito comum e, mesmo que muitas pessoas pensem que ambos são a mesma coisa, na prática não é exatamente assim que acontece. Você tem essa dúvida? Então este artigo vai ser de grande ajuda para esclarecer qual a diferença entre prótese e implante dentário.

No tema de hoje, vamos apresentar as principais diferenças entre o implante dentário e a prótese. Tudo para que você possa entender como funciona cada uma dessas soluções e escolher a melhor alternativa para completar o seu sorriso novamente.

Implante dentário x Prótese dentária: entendendo as diferenças

Se você sofreu com a perda dentária e está em busca de uma solução para recuperar o seu sorriso, é bem provável que já tenha se deparado com essas duas alternativas. Afinal de contas, quando se trata de restaurar a funcionalidade e estética dos dentes perdidos, tanto os implantes quanto as próteses dentárias surgem como as alternativas com melhor desempenho.

Contudo, por mais que tenham o mesmo objetivo final, os implantes dentários e as próteses dentárias não são a mesma coisa. Além disso, é de suma importância que você entenda as diferenças entre cada um deles e escolha a melhor opção com base em suas necessidades específicas.

O que é o implante dentário?

O implante dentário é a melhor e mais avançada opção para recuperar dentes perdidos. Eles consistem em um pino de titânio, que é instalado no osso maxilar localizado logo abaixo da gengiva.

Qual a diferença entre prótese e implante dentário?Mas, qual a sua função? De forma direta, podemos dizer que o implante dentário é um substituto artificial da raiz dentária. Além de ficar na mesma região, ele também cumpre funções similares, como fixar e sustentar a coroa dentária na boca.

Após a sua instalação, os implantes dentários vão receber uma prótese, que pode ser uma coroa feita em porcelana ou cerâmica, pontes (próteses sequenciais que são fixadas sobre dois ou mais implantes) ou a prótese protocolo – esta última, similar a uma dentadura, mas com encaixes que permitem a fixação nos pinos de titânio por meio de parafusos.

+ Implantodontia

As próteses dentárias também servem para substituir dentes perdidos. Contudo, não necessariamente vão necessitar de um implante dentário para cumprir a sua função, sendo que o mesmo não vale para os implantes.

De forma resumida, podemos dizer que as próteses dentárias nada mais são do que dispositivos utilizados para substituir dentes que foram perdidos. Isto, independentemente da quantidade.

Os implantes dentários são projetados para durar por toda a vida, desde que o paciente siga os cuidados adequados. Em contrapartida, as próteses dentárias possuem uma vida longa, mas não duram para sempre, sendo que podem ser substituídas a cada cinco a dez anos – dependendo de como o paciente cuida delas.

Estabilidade

Qual a diferença entre prótese e implante dentário?Os implantes dentários oferecem estabilidade incomparável, já que são integrados ao osso. É por isso que muitos usuários de implante relatam que a sensação pós-tratamento é como se os dentes tivessem nascido novamente.

Por outro lado, as próteses dentárias podem ser menos estáveis, especialmente as próteses totais, que podem se mover durante a fala ou a mastigação. Aliás, a alimentação é um ponto que merece destaque, já que o paciente vai precisar adaptar a sua dieta, cortando alimentos mais duros como carne de panela, milho, entre outros.

Saúde óssea

Um benefício que poucos pacientes conhecem sobre os implantes dentários, é o fato de que eles estimulam o osso alveolar. Isso ajuda a prevenir a reabsorção óssea, algo muito comum em usuários de próteses dentárias.

+ Próteses dentárias

Pacientes que usam próteses móveis por muito tempo e, posteriormente, desejarem fazer os implantes dentários, poderão enfrentar problemas devido à reabsorção óssea — isso porque o osso alveolar não terá massa suficiente para sustentar e fixar os pinos de titânio. Para contornar essa situação, poderá ser necessário a utilização de enxertos ósseos – um assunto que vamos abordar em outro artigo.

Conforto e conveniência

Os implantes dentários se comportam como dentes naturais, proporcionando conforto e confiança semelhantes aos dentes naturais. As próteses dentárias podem causar irritação gengival e exigir um período de adaptação maior.

Custo

Os implantes dentários tendem a ter um custo inicial mais alto do que as próteses dentárias, mas seu investimento a longo prazo pode ser mais econômico devido à sua durabilidade e à necessidade reduzida de manutenção.

A escolha entre implantes dentários e próteses dentárias depende de vários fatores, incluindo a saúde bucal geral do paciente, a quantidade de dentes perdidos, o orçamento e as preferências individuais.

Por isso, é crucial consultar um dentista qualificado para avaliar suas necessidades e ajudá-lo a decidir qual opção é a mais adequada para você.

A Base Odontologia é uma clínica moderna, com um time de dentistas experientes e uma estrutura de ponta para cuidar do sorriso de toda a família. Agende uma consulta através do nosso telefone: (11) 2985-2965 ou nos envie uma mensagem através do nosso WhatsApp: (11) 95959-3508