Tipos de implantes dentários

Tipos de implantes dentários

Tipos de implantes dentários

Quem precisa de implantes dentários?

A perda dentária precoce é um problema bastante reincidente entre a população e, apesar de estar ligado com fatores da senilidade, também atingem pessoas mais novas que não cuidam da saúde bucal de forma adequada. Para atender às necessidades dos pacientes, atualmente existem diversos tipos de implantes dentários, que ajudam a reabilitar o sorriso da pessoa.

Pessoas que perderam um ou mais dentes, seja em função de hábitos nocivos à saúde ou devido ao impacto causado pelo envelhecimento natural do corpo, têm sua rotina impactada por conta da deficiência dentária.

Dificuldades na mastigação e alterações na dicção, são os principais problemas causados pela perda de dentes e isso interfere não só na funcionalidade da boca, mas também na autoestima do paciente.

Por meio deu um tratamento 100% personalizado, é possível recuperar as funções de fala e mastigação, reabilitando o sorriso do paciente e recuperando sua autoestima, acabando com o receio de sorrir ou interagir em público causado pela perda dentária.

Por que existem diversos tipos de implantes dentários?

Tipos de implantes dentáriosAtualmente, a odontologia dispõe de diversos tipos de implantes dentários, que são indicados para pessoas que perderam um ou mais dentes. Por meio de uma avaliação de toda a arcada dentária, o dentista consegue determinar qual é o tratamento mais assertivo para atender as necessidades do paciente.

O tipo de implante dentário será determinado de acordo com a falta de dentes na boca, uma vez que em alguns casos, é preciso combinar o tratamento com os pequenos pinos de titânio e o uso de próteses totais, a fim de reabilitar e proporcionar conforto ao paciente.

O processo de adaptação ao implante dentário

O processo de adaptação dos implantes dentários ocorre após a pequena cirurgia que é feita, com a inserção de pinos no osso da gengiva do paciente. Dependendo o tipo de implante dentário indicado, podem ser inseridos até seis pinos, o que demanda um maior tempo de adaptação, que varia de 3 a 6 meses.

Toda essa recuperação e adaptação, é feita com o acompanhamento do dentista, que estará sempre orientando o paciente para com os cuidados com a saúde bucal no dia a dia, a fim de evitar complicações ao longo do tratamento, prejudicando todo o processo.

Tipos de implantes dentários

Como mencionado, existem diversos tipos de implantes dentários, que são indicados em determinados casos, a depender da avaliação do dentista especializado. Dentre os principais, estão:

Implante unitário

Tipos de implantes dentáriosEste é o tipo de implante dentário mais comum, mas requer uma gengiva saudável para que o tratamento seja feito de forma eficaz. Neste procedimento, apenas um pino é fixado sobre o osso do maxilar, sendo indicado para pessoas que perderam apenas um ou mais dentes em locais diferentes.

Caso a pessoa demore para procurar o tratamento, pode haver a absorção do osso pelo organismo, inviabilizando o tratamento, fazendo-se necessário um procedimento de enxerto ósseo para que seja dada continuidade ao processo.

Implante duplo

Indicado para pessoas que perderam dois ou mais dentes de forma consecutiva, este tipo de implante dentário consiste na fixação de dois pinos para preencher o espaço de três dentes, fixando-se no osso da gengiva.

Implante com prótese de protocolo

O tipo de implante com prótese de protocolo consiste na inserção de quatro a oito pinos na arcada dentária do paciente, sendo indicado para pessoas que perderam todos os dentes da boca.

Com as estruturas metálicas posicionadas, uma prótese fixa é encaixada, a fim de promover estabilidade e recuperar o sorriso do paciente.

Implante tipo overdenture

Encaixando-se na prótese total, o implante tipo overdenture consiste na aplicação de dois a seis implantes no paciente. Similar a uma dentadura fixa, este tratamento promove estabilidade da arcada dentária e comodidade ao paciente, pois pode ser removido para higienização.

Implante zigomático

Indicado para pacientes que não optaram pelo enxerto ósseo, o tipo de implante dentário zigomático é fixado na maçã do rosto do paciente, substituindo o uso de próteses totais removíveis e promovendo resultados satisfatórios para a qualidade de vida da pessoa.

Embora existam muitos tipos de implantes dentários, todo o processo consiste na avaliação inicial do dentista, que irá determinar o plano de tratamento adequado. Em seguida, a técnica adotada pela cirurgia pode variar, mas o processo de fusão entre os pinos e o osso da gengiva é o mesmo, mudando apenas o tempo de cicatrização dependendo da quantidade de implantes.

Caso alguma condição preexistente seja encontrada, o dentista irá iniciar um tratamento prévio para o problema para que em seguida possa dar continuidade ao processo de reabilitação oral da pessoa.

Qual tipo de implante dentário é mais indicado?

Homem apontando pra implantes dentáriosO tipo de implante de implante dentário indicado para cada paciente dependerá da análise do dentista especializado, que fará uma análise clínica e com o auxílio de exames de imagem, a fim de entender se há a presença de osso na região da gengiva para que o procedimento seja realizado.

Tudo dependerá da quantidade de dentes que foram perdidos, por isso, é fundamental procurar o acompanhamento odontológico o quanto antes após sofrer com uma perda dentária, pois é possível diagnosticar problemas bucais que podem provocar a queda de outras estruturas e tratar sem fazer o uso de implantes.

Modelos de implantes dentários

Além dos tipos, existem materiais específicos de implantes dentários que serão apresentados para o paciente optar em seu tratamento. Dentre os modelos, estão:

  • Curto;
  • Cerâmica;
  • Titânio;
  • Nanotecnológico.

O dentista também pode determinar qual o melhor para o tratamento do paciente, sempre explicando e orientando para os cuidados no dia a dia e durante a adaptação.

A Base Odontologia é uma clínica moderna, com um time de dentistas experientes e uma estrutura de ponta para cuidar do sorriso de toda a família. Agende uma consulta através do nosso telefone: (11) 2985-2965 ou nos envie uma mensagem através do nosso WhatsApp: (11) 95959-3508