Odontogeriatra é o dentista especializado no atendimento a pessoas idosas, uma idade em que os pacientes estão mais suscetíveis a desenvolverem problemas odontológicos por conta de uma saúde vulnerável.
Ter o acompanhamento periódico de um odontogeriatra auxilia na manutenção da qualidade de vida, prevenindo e tratando condições que podem atrapalhar, por exemplo, nos hábitos alimentares e provocar problemas secundários em função de uma condição que se originou na boca.
Durante toda a consulta com o dentista especializado em odontogeriatria há um trato diferenciado dos demais pacientes, muito em função das dificuldades cognitivas imposta pela idade em certos casos e o cuidador ou parente acompanhante, permanece ao longo de toda a consulta, pois eles têm um papel importante nos cuidados durante a rotina do paciente.
A senilidade provoca diversas alterações no organismo e com a saúde bucal, isso não é diferente. Com o passar dos anos, o envelhecimento natural da arcada dentária acontece, deixando-a mais predisposta a desenvolver problemas odontológicos na terceira idade.
O consumo de medicamentos para tratar doenças preexistentes pode provocar alterações no fluxo salivar, diminuindo-o e aumentando as chances do desenvolvimento de uma cárie.
Além destas condições, a perda dentária é outro aspecto que prejudica a qualidade de vida na terceira idade, sendo um problema muito comum devido à perda da agilidade com as mãos durante a escovação.
Cuidar da saúde bucal nessa etapa da vida é fundamental para evitar problemas graves, por isso, as consultas regulares com o odontogeriatra, assim como os cuidados higiênicos ao longo da rotina, são essenciais para uma melhor qualidade de vida na terceira idade.
O odontogeriatra atua no tratamento de diversas condições que são mais comuns em pessoas da terceira idade, como:
A saliva tem um papel importante na saúde bucal, visto que ela lubrifica e mantém os níveis ácidos da boca equilibrados, mantendo-a longe de problemas e hidratada.
Pessoas que sofrem com a boca seca, tem o fluxo salivar diminuído, aumentando o nível de acidez da boca, tornando-a um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias nocivas, como as cáries.
Essa condição é bastante comum, uma vez que essa diminuição da saliva é um efeito colateral do consumo recorrente de medicamentos, principalmente aqueles que são consumidos regularmente para o tratamento de doenças preexistentes.
Cáries são comuns em qualquer idade, especialmente em pessoas mais velhas, já que a higiene bucal inadequada é o principal fator que favorece o desenvolvimento destas bactérias.
Devido à idade avançada, algumas pessoas perdem a agilidade com as mãos e acabam escovando os dentes ou deixando de lado os cuidados com a higiene bucal, ficando mais vulneráveis às cáries.
Em estágios mais avançados, essas bactérias podem provocar dor e, até mesmo, a perda dentária, levando a outras dificuldades para a pessoa.
Mesmo que a perda dentária também atinja os mais jovens, ela é mais comum em pacientes da terceira idade, seja pela ação do tempo ou devido a uma vida em que os cuidados com a saúde bucal foram negligenciados.
O impacto da falta de dentes em pessoas mais velhas é direto, já que não conseguem comer direito e acabam, em alguns casos, se recusando a se alimentarem, provocando deficiências nutricionais.
Além do impacto no organismo, a fala também é prejudicada, já que a dicção na pronúncia de palavras é comprometida pela ausência de um ou vários dentes.
A saburra lingual é uma placa esbranquiçada que se forma na língua pelo acúmulo de bactérias e resíduos na região. A falta de escovação, inclusive a língua, faz com que a presença desses microrganismos provoque mau hálito, cáries ou até mesmo, doenças gengivais.
O odontogeriatra é um profissional que preza pela manutenção da qualidade de vida de pessoas mais velhas e, por isso, consultar-se com esse profissional a partir dos 60 anos, é essencial para evitar complicações nesta etapa tão importante na vida.
Junto do dentista especializado em idosos, também há uma relação direta com outras áreas da saúde para prestar um atendimento multidisciplinar completo ao paciente e preservar seu bem-estar geral.
Na Base Odontologia, contamos com odontogeriatras experientes e um ambiente preparado para receber nossos pacientes mais velhos, permitindo que se sintam à vontade em nosso consultório para cuidarem da saúde bucal.