Reabilitação oral

O que é a reabilitação oral?

A reabilitação oral é uma especialidade na odontologia que envolve uma série de tratamentos para recuperar a saúde bucal do paciente, seja na questão estética ou funcional, com o objetivo de promover um sorriso saudável e mais qualidade de vida para o paciente.

reabilitação oralTodo o processo de reabilitação oral pode envolver apenas um ou vários tratamentos, visto que em alguns casos, é preciso corrigir o aspecto funcional para que a estética seja melhorada.

Por meio de um planejamento individualizado, o dentista realiza um plano de tratamento que irá trazer resultados satisfatórios para o paciente e recuperar suas funções de fala e mastigação, ações que foram comprometidas em função da perda dentária precoce, por exemplo.

Na Base Odontologia, contamos com profissionais nas mais diversas áreas e uma estrutura moderna, permitindo um tratamento completo e assertivo, seja através da ortodontia, implantes ou com o clareamento dental.

Para quem a reabilitação oral é indicada?

A reabilitação oral é indicada para pessoas que sofrem com problemas funcionais como a perda dentária, alterações na mordida ou no posicionamento dos dentes e desgaste do esmalte dentário. Tais condições geram incômodos para o dia a dia do paciente, dificultando a alimentação e até mesmo nas interações sociais.

Ter este acompanhamento, é fundamental para a manutenção da qualidade de vida do paciente, tendo em vista que esta especialidade tem o foco em melhorar todos os aspectos da boca, evitando doenças e infecções que podem interferir no seu dia a dia.

Como funciona a reabilitação oral?

Primeiramente, todo o processo inicia-se com uma avaliação do dentista e com uma breve conversa junto do paciente para entender seus incômodos e necessidades. Com estas informações em mãos, o profissional pode solicitar exames de imagem como raio-x, tomografias ou moldagens das arcadas dentárias. Além disso, a saúde gengival também é avaliada, uma vez que esta precisa estar longe de complicações para que os dentes sejam tratados.

reabilitação oralApós a análise e tratamento de condições gengivais, o dentista encaminha o paciente para especialistas nas áreas das quais suas necessidades serão atendidas, como:

  • Ortodontista;
  • Implantodontista;
  • Especialista em estética dentária;
  • Especialista em próteses;
  • Especialista em implantes dentários.

Cada profissional irá determinar qual a abordagem adequada para o caso do paciente e realizar os tratamentos necessários para que o processo de reabilitação oral seja concluído com sucesso.

+ Implantodontia

Vale destacar que, por conta de haver um acompanhamento multidisciplinar, o tratamento pode ser longo, uma vez que cada profissional demanda de um tempo de planejamento, assim como os efeitos que a abordagem escolhida vai proporcionar.

Tratamentos que fazem parte da reabilitação oral

Como mencionado, atua com um conjunto de tratamentos odontológicos para recuperar aspectos funcionais e estéticos da boca, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e elevar a autoestima da pessoa, tais como:

Aparelhos ortodônticos e alinhadores invisíveis

reabilitação oralAparelhos ortodônticos atuam na correção de uma série de problemas severos que acometem as funções da boca, especialmente a mordida e dentes tortos. Essas estruturas que possuem bráquetes e fios metálicos aplicam uma tensão sobre a arcada dentária e corrigem gradualmente quadros de apinhamento, mordida aberta ou cruzada.

Por sua vez, os alinhadores invisíveis são pequenas placas que não fazem o uso das estruturas metálicas para corrigir o posicionamento dentário, sendo uma opção mais prática ao tratamento ortodôntico convencional. Através do uso de pequenas moldeiras de aparelhos invisíveis, os dentes são realinhados em poucos meses.

Clareamento dental

O clareamento dental é um tratamento estético que visa remover a pigmentação amarelada dos dentes. Através do uso de um gel clareador e um laser de baixa intensidade, é possível criar uma reação química na superfície dentária e recuperar a cor natural do sorriso em poucas sessões.

Apesar de ser um tratamento de cunho estético, o clareamento dental também pode atuar como um complemento de outras abordagens que fazem parte da reabilitação oral, como implantes dentários ou após os aparelhos ortodônticos.

Implantes dentários

implante dentárioOs implantes dentários são pinos de titânio que atuam na reabilitação oral de pacientes que perderam um ou mais dentes da boca e sofrem com os impactos causados por esta deficiência, como a dificuldade para pronunciar palavras corretamente e mastigar alimentos.

Todo o tratamento demanda um processo de adaptação que varia de três a seis meses, uma vez que o material metálico precisa se fundir com o osso da gengiva para que não haja complicação no resultado.

Após o período, o dentista fixa uma prótese idêntica à coroa dentária sobre o pino de titânio e desta forma, é possível recuperar o sorriso da pessoa, assim como sua autoestima.

Próteses dentárias

As próteses dentárias são feitas de resina ou porcelana (tipos de coroas: resina pesada, porcelana, metalocerâmica e zircônia), sendo indicadas para pessoas que perderam vários dentes na boca. Este tipo de tratamento também atua em conjunto com os implantes dentários, uma vez que em certos casos, um complementa o outro.

Com um planejamento individualizado, é possível reabilitar a saúde bucal do paciente, elevar sua autoestima e proporcionar um resultado natural à pessoa em poucos meses.

Restaurações diretas

As restaurações diretas constituem a reconstrução de dentes afetados por cáries ou fraturados, por meio do uso de resina composta e de adesivos que permitem a adesão do material ao dente. São materiais estéticos, de resistência adequada ao meio oral e com boa durabilidade, quando bem trabalhados pelo dentista.

Cirurgias gengivais

A reabilitação oral também engloba as cirurgias gengivais voltadas para o recobrimento de raízes dentais que apresentam retrações, gerando sensibilidade dental, e também um problema estético, por dar um efeito de alongamento dos dentes. Além dos recobrimentos, também existem cirurgias para remoção de excesso gengival. Pacientes em que o excesso gengival recobre uma parte dos dentes, fazendo-os parecer mais curtos, podem ser submetidos a uma cirurgia para aumentar a exposição dos dentes, tornando o sorriso mais agradável esteticamente.

Pré-agende sua consulta conosco

Logo Base Odontologia

Rua Capitão Macedo, 143 Vila Clementino
São Paulo - SP

(11) 2985-2965 / (11) 95959-3508

atendimento@baseodontologia.com.br