A prótese dentária é um tratamento odontológico que atua na reabilitação oral de pessoas que perderam vários dentes e sofrem com os impactos na rotina causados por esse problema, como na alimentação e fala.
Por meio de um plano de tratamento personalizado, o time da Base Odontologia consegue devolver as funções orais e, também, recuperar a autoestima dos pacientes para voltarem a sorrir com naturalidade e segurança.
Existem dois tipos de prótese dentária, sendo a fixa ou a removível. Enquanto a primeira pode ser cimentada ou parafusada sobre implantes e dentes, a segunda é parcial ou total, e será estabilizada por dentes remanescentes ou pela gengiva.
Mesmo com diversos tipos, o principal objetivo deste tratamento é recuperar as funções orais do paciente com uma prótese adequada e confortável para o seu dia a dia. Por isso, planejar todo o processo é fundamental para que os resultados sejam satisfatórios.
As próteses dentárias são indicadas para pessoas que perderam os dentes e vivenciam as dificuldades impostas por essa condição, como problemas para falar, comer e alterações na estética facial.
Caso a pessoa demore para procurar um tratamento adequado, pode haver perda óssea na região onde não há mais dentes, necessitando de um enxerto ósseo para que o tratamento com implantes e próteses, seja realizado.
Vale destacar que, mesmo que o uso de próteses dentárias esteja mais ligado às pessoas mais velhas, os mais jovens também podem sofrer com esse problema e o tratamento auxilia da mesma forma, reabilitando as funções orais e recuperando a autoestima do paciente.
Existem diversos tipos de próteses dentárias, que são indicadas a partir da avaliação de um dos profissionais da Base Odontologia e de acordo com a quantidade de dentes perdida pela pessoa.
Para determinarmos qual é o melhor tipo de prótese, além da quantidade de dentes perdidos, realizamos exames clínicos e de imagem, para conseguirmos planejar, de forma mais assertiva, qual o melhor tratamento para nossos pacientes.
A prótese all on four consiste na fixação de quatro implantes em pontos estratégicos na gengiva do paciente. Após a colocação do material metálico, uma prótese é fixada para devolver as funções orais do paciente, seja na arcada superior ou inferior.
Para pessoas que perderam dentes sequenciais e ainda possuem outros elementos remanescentes, a ponte fixa consiste em um preparo nos dentes da extremidade para as coroas dentárias preencherem o espaço deficitário causado pela perda dentária na região.
A prótese parcial é composta por dentes artificiais, junto a uma estrutura metálica presa nos dentes remanescentes de maneira que preencha o espaço na arcada dentária deficitária.
Por ser parcial, essa prótese pode ser removida facilmente quando o paciente for dormir ou para promover uma higenização mais eficiente.
Este tipo de prótese conta com o uso de grampos, fixados nos dentes remanescentes e devolvem as funções orais para pessoas com perda dentária em regiões diferentes da boca.
Neste tratamento, uma alternativa mais econômica de reabilitação oral, os grampos que fixam as próteses podem ficar, dependendo de cada caso, mais aparentes, prejudicando a estética.
A prótese sobre implante é, talvez, o tipo mais comum entre as pessoas, indicado para quem perdeu um ou vários dentes. Neste tratamento, um ou mais implantes são fixados sobre a gengiva, onde o paciente passa por um processo de adaptação ao material metálico, que pode durar alguns meses.
Depois ósseointegração do parafuso, próteses dentárias sob medida são confeccionadas para serem encaixadas sobre os implantes, promovendo estabilidade e segurança para a pessoa voltar a sorrir, comer e falar naturalmente.
A prótese tipo protocolo é indicada para pacientes que perderam todos os dentes e, por meio da fixação de quatro a seis implantes, é confeccionada uma prótese fixa, alternativa muito mais confortável, estética e segura em relação à dentadura (prótese total) convencional.
A prótese total é indicada para pacientes edêntulos, que apresentam uma boa estrutura gengival para o encaixe desta estrutura que representa uma arcada dentária real.
Este tipo de prótese é removível, mas oferece durabilidade e conforto ao longo do seu uso, beneficiando pessoas que desejam recuperar as funções orais quanto antes e de forma mais acessível.
A prótese dentária oferece uma série de benefícios para quem sofre com a perda dentária, já que este tratamento, em conjunto com os implantes dentários, atua na reabilitação das funções orais afetadas.
Por meio de um planejamento individualizado, exames de imagem e a expertise dos dentistas da Base Odontologia, todo o tratamento é feito de forma individualizada para cada paciente, sendo a comunicação e expectativas, a chave do sucesso do tratamento.
Com as próteses dentárias, é possível voltar a comer e falar naturalmente, além de ter a sua autoestima recuperada, podendo sorrir sem se preocupar com a aparência do sorriso.
Por isso, se você sofre com a perda de um ou mais dentes, conte com o atendimento especializado da Base Odontologia para te ajudar!