O ronco e a apneia do sono são condições que prejudicam o descanso do paciente, além de interferirem na saúde bucal. Esse tipo de problema é caracterizado pela respiração pela boca ao dormir e diversas interrupções respiratórias durante a noite de sono, sem que a pessoa perceba.
Quem sofre com esses distúrbios têm impactos prejudiciais na qualidade de vida, pois se sente cansado ao longo do dia, podendo até dormir ao longo da rotina para compensar a noite mal dormida.
Como consequência, o ronco e a apneia podem sinalizar ou até mesmo provocar quadros de arritmia cardíaca e hipertensão, uma vez que quando o paciente fica alguns segundos sem respirar, ocorre a falta de oxigenação do sangue, favorecendo o desenvolvimento de tais condições.
Os distúrbios do sono são uma série de doenças que comprometem a noite de descanso do paciente, impedindo que durma de forma plena. Esses problemas podem ser caracterizados pela insônia, apneia do sono e até mesmo o bruxismo.
Assimetrias ou desordens na saúde bucal podem favorecer, especialmente, o desenvolvimento do ronco, apneia e bruxismo, mas existem outros aspectos da vida do paciente que contribuem para que tais condições surjam.
O tratamento para ronco e apneia do sono se dá através de uma abordagem multidisciplinar na qual o acompanhamento odontológico tem papel fundamental, especialmente em casos leves, quando a condição é descoberta de forma precoce.
Através de aparelhos intraorais, confeccionados de maneira individualizada, é possível promover uma boa noite de sono ao paciente. Com o uso do aparelho ortodôntico específico para o tratamento do ronco e apneia, sendo um aparelho móvel feito de resina e metal, há um reposicionamento da mandíbula anterior, abrindo espaço na boca para a passagem de ar e evitando a obstrução durante o sono.
Esse aparelho permite que o tratamento seja prático e efetivo, uma vez que o paciente precisa colocá-lo para dormir e removê-lo ao longo do dia, sem interrupções.
A odontologia do sono é uma especialidade que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas que interferem no sono do paciente.
O acompanhamento desse profissional evita o agravamento de síndromes que interferem no sono e, consequentemente, na saúde bucal, como o bruxismo, ronco e apneia do sono. O trabalho em conjunto com outras áreas é essencial para obter sucesso no tratamento, seja por meio da confecção de placas que evitam a obstrução respiratória, até na orientação para a mudança de hábitos.
Existem uma série de fatores que favorecem o surgimento de ronco e apneia do sono, dentre os principais estão:
Como mencionado, a presença desses distúrbios pode sinalizar alterações no trato respiratório, além de hipertensão e arritmia cardíaca. Por isso, é fundamental que o paciente fique atento com sua saúde de maneira geral para evitar o agravamento desses problemas.
Além da obstrução de ar por mais de 10 segundos durante a noite, o paciente pode apresentar problemas como indisposição ao longo do dia, prejudicando sua vida profissional e pessoal.
A pessoa que sofre com ronco e apneia também tende a ter crises de ansiedade e falta de concentração no dia a dia em função da falta de descanso à noite.
A prevenção para o ronco e apneia do sono se dá através da adoção de hábitos que favoreçam o gasto de energia ao longo do dia, acompanhamento odontológico para monitoramento da saúde bucal, em geral, assim como consultas com um neurologista e pneumologista, que irão investigar as causas do ronco e tratá-las em conjunto com o especialista em odontologia do sono.